Deputado Estadual Josué Neto destaca relações de cooperação da Assembleia Legislativa com o Exército no Amazonas  

24 de fevereiro de 2016 07:51

 

Manaus, AM 23/02/2016 - A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta terça-feira (23), uma Sessão Especial de Homenagem ao Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (NPOR/1º BIS) do Exército Brasileiro. A solenidade abre as comemorações do 101º Aniversário do 1º BIS (AMV) que completa 101 anos de existência nesta terça-feira. A homenagem atende a um requerimento do presidente do Parlamento, deputado Josué Neto (PSD), aprovado em plenário pela maioria dos parlamentares. O evento realizado no plenário Ruy Araújo com a presença de autoridades civis e militares. Entre os homenageados o tenente coronel Alexandre passos de Araujo, comandante do 1º BIS (AMV) e diretor do NPOR; tenebnte Raimundo Hitotuzi, representante da primeira turma NPOR de 1976 e o capitão Kemps Dias Viana, instrutor do NPOR. (Fotos Alberto César Araújo/Aleam)

MANAUS – O estreitamento da cooperação entre o Poder Legislativo e o Exército Brasileiro foi colocado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), como principal objetivo da Sessão Especial realizada nesta terça-feira (23), para homenagear o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) na comemoração dos 101 anos de criação do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS). O presidente e o deputado Ricardo Nicolau (PSD) foram os oradores da Casa durante a solenidade.

Depois de historiar as atividades do núcleo, criado em 1942 para prover a falta de oficiais da reserva na região, o deputado Josué Neto considerou a sua importância na preparação de jovens para as atividades de comando e liderança de pequenas frações militares, especialmente numa região como a Amazônia, onde as unidades de fronteira necessitam de oficiais subalternos para comandar as ações reais e efetivas na defesa e proteção territorial.

Segundo o presidente, o NPOR é o núcleo militar onde os jovens de todas as classes e com formação diversa preparam-se, por meio de intenso e severo treinamento, para servir à pátria como oficiais mobilizados ou na reserva, e ainda como cidadãos que vão se tornar uma força cívica de liderança na sociedade em que vivem. Para ele, num momento em que o país atravessa uma conjuntura de dificuldades e desafios, a preparação de jovens lideranças dentro de valores éticos e morais é uma necessidade premente para o país.

Falando em nome dos demais parlamentares, o deputado Ricardo Nicolau também focou seu pronunciamento no estreitamento da relação da Casa com o Exército Brasileiro, que segundo ele tem contribuído muito com o Amazonas, onde transcende as suas competências militares, estendendo-se como um braço amigo do povo amazonense. Nos lugares mais distantes e de difícil acesso às ações do governo, o Exército chega para prestar os seus préstimos com competência e profissionalismo orientado pela disciplina e a cidadania adquirida nas unidades militares.

 

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Alberto César Araújo/Aleam)