Cia Athletica Manaus volta a funcionar no dia 29 de junho

25/06/2020 17:54

Por Portal Gazeta do Amazonas

MANAUS – A Cia Athletica Manaus volta às atividades na próxima segunda-feira (29/06) e, para garantir a segurança dos alunos e colaboradores, adotou um rígido protocolo de segurança e fez investimentos que vão de nebulizador para desinfecção e higienização do ambiente até tecnologia de reconhecimento facial para entrada na academia.

“Para preservar a saúde dos frequentadores de nossas unidades, adotamos procedimentos de segurança para reduzir o risco de contaminação da Covid-19 dentro das academias. É importante salientar que a prática de exercícios físicos é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, bem como para fortalecer o nosso sistema imunológico. No entanto, a prática é recomendável para prevenção de doenças não contagiosas, por isso, é preciso parcimônia neste momento”, explica Richard Bilton CEO da Cia Athletica.

Os procedimentos são baseados em recomendações da Associação Brasileira de Academias (ACAD), que está completamente alinhada com as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. “As recomendações podem sofrer alterações a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica de cada cidade e com o comportamento de todas as pessoas em ambientes públicos. Tudo será avaliado para garantir a segurança de todos”, aponta Bilton.

Pontos de higienização e limpeza constante das unidades

Todas as unidades disponibilizarão totens com álcool em gel 70% para uso dos clientes e colaboradores em todas as áreas das academias: recepção, musculação, peso livre, salas de atividades coletivas, piscinas, vestiários e praças de alimentação. O funcionamento dos totens é automático por aproximação, evitando o contato das mãos nos equipamentos.

Para higienização dos equipamentos, serão disponibilizados totens personalizados com lenços umedecidos, posicionados em pontos estratégicos das áreas de musculação, peso livre e salas de atividades coletivas.

Para desinfecção e higienização, será utilizado o método de nebulização em todos os ambientes das academias. O nebulizador (ou atomizador) alcança 11 metros, portanto, é indicado para ambientes maiores, sejam eles internos ou externos.

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

O uso de máscaras será obrigatório para funcionários, personal trainers e terceirizados. Nossa equipe está orientada a incentivar o uso do equipamento por todos os clientes. Além disso, os profissionais foram treinados a passar instruções acerca do manuseio correto, sempre seguindo as orientações da OMS.

A Cia Athletica disponibilizará uma cartilha de recomendações aos alunos, e nessa cartilha constam orientações para higienizar as mãos antes de colocar a máscara e depois de retirá-la, que devem cobrir boca e nariz, garantir que haja conforto para respirar, evitar o uso de maquiagem e trocar, caso ela fique úmida.

Identificação de pessoas com sintomas suspeitos

A equipe da academia foi instruída a informar imediatamente à gerência local caso algum colaborador ou terceirizado apresente febre ou algum outro sintoma de Covid-19. Em todas as unidades estarão disponíveis termômetros eletrônicos para medição da temperatura (à distância) de todos que adentrarem as unidades da Cia Athletica. Caso seja apontada uma temperatura superior a 37.8 °C, os colaboradores estão orientados a não autorizar a entrada de clientes, colaboradores e terceirizados.

Processo de entrada na academia

Todas as unidades estarão equipadas com um dispositivo para limpeza de calçados na entrada da academia. Serão três carpetes para limpeza, higienização /desinfecção e secagem. Isso ajudará a garantir a limpeza dos demais ambientes.

Para a entrada de alunos e colaboradores, a Cia Athletica integrou ao sistema CiaSoft a tecnologia de reconhecimento facial. Com a ferramenta, haverá mais velocidade e segurança, já que o aluno não precisará tocar no leitor digital para a entrada.

Como fazer exercícios com segurança?

Depois de todos os procedimentos preventivos, é importante saber como praticar exercícios sem riscos. Em todas as unidades serão delimitados espaços com fitas nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas. Cada aluno deverá ficar a 1,5m de distância do outro.

Haverá também limitação de ocupação simultânea de alunos nas unidades. Na recepção, o aluno encontrará um gráfico informando a média de utilização da academia durante todo o horário de funcionamento, possibilitando a visualização do número de alunos e os horários de maior e menor fluxo.

A recomendação é de um aluno a cada 4m², incluindo áreas de treino, piscina e vestiário. Apenas 50% dos aparelhos de cardio estarão disponíveis para o uso, ou seja, haverá espaçamento de um equipamento sem uso para o outro. O mesmo será feito nos vestiários.

Além das medidas adotadas pelas academias, a Cia Athletica conta com a colaboração de todos os alunos, que receberão uma cartilha com orientações para a utilização responsável da academia. Cada aluno, por exemplo, será orientado a levar sua própria toalha e a usar os bebedouros apenas para repor a água das garrafinhas.

Reportagem, Karla Mendes

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Divulgação