Cidades afetadas pela seca podem ganhar poços artesianos comunitários

17 de julho de 2015 07:54

foto_pocos_artesianos03Quem vive no Semiárido do país sofre com a falta de água para irrigar a lavoura e até mesmo para consumo próprio. Em muitos municípios do sertão, o carro-pipa é a única alternativa para a população ter acesso à água. Mas, um projeto de Lei aprovado na comissão de Integração Nacional da Câmara dos Deputados pode ajudar a amenizar o problema da falta de água em comunidades de baixa renda. A norma autoriza o governo Federal a financiar a construção de poços artesianos comunitários, em cidades do Semiárido, em calamidade pública. O relator do projeto, deputado Federal, Domingos Neto, do Pros do Ceará, explica que a medida vai garantir mais uma alternativa de combate a falta de água no sertão, além dos programas de construção de cisternas e carro-pipa.

“A operação carro-pipa, mesmo assim, é enxugar gelo, porque nós não estamos constituindo novas fontes de água; poder incluir nova tecnologia ao programa, qual seja a perfuração de poços profundos. Nós vamos ter, além da cisterna, a constituição de uma nova fonte hídrica.”

O projeto de Lei que vai garantir a construção de poços artesianos comunitários em municípios do Semiárido, em calamidade pública por estiagem, precisa ser analisado na comissão de Agricultura e Pecuária da câmara, antes de passar a valer.

Com informações da Rádio Câmara, reportagem, Cristiano Carlos

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Divulgação