Conselho Regional de Educação Física interdita 2 academias na Zona Leste de Manaus

21 de julho de 2015 23:57

IMG_4267Duas academias de Manaus foram interditadas por irregularidades, na última segunda-feira (20), à noite, na operação de fiscalização e orientação realizada pelo Conselho Regional de Educação Física, da 8° Região (CREF8), em parceria com o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM).

Os agentes visitaram três academias. A primeira delas fica localizada na Avenida Tefé, no Bairro Raiz, Zona Sul da cidade, mas já estava fechada. Na Zona Leste, duas academias foram fiscalizadas e interditadas.

A academia R.A. Fitness estava lotada quando os fiscais chegaram por volta de 20h. Há dois anos ela funcionava sem alvará e presença de profissional de educação física, credenciado pelo CREF para orientar os alunos. O responsável pelo estabelecimento, Ricardo Meireles, estava consciente das irregularidades e não criou resistência a ação dos fiscais. A academia já havia sido autuada pelo CREF8 três vezes, somente neste ano, contudo a maioria dos seus clientes hostilizou a operação.

“As pessoas não tem consciência de que essa medida é para o bem delas, afinal estão frequentando um lugar sem estrutura adequada, sem profissionais para orientá-las e estão colocando sua saúde em risco”, ponderou a agente de operações do CREF8, Miriam dos Santos.

Os fiscais do PROCOM também autuaram o estabelecimento, porque não havia o Código de Defesa do Consumidor exposto e nem uma placa com o número do órgão.

Ainda na Zona Leste, os agentes interditaram a VIP Academia, no bairro Tancredo Neves. O estabelecimento também já havia sido autuado pelos agentes do CREF8 e interditado, neste ano, mas continuava funcionando irregularmente, pois os responsáveis não apresentaram quadro técnico de profissionais.

Os proprietários das academias interditadas tem prazo de 24 horas para comparecer a sede do CREF8, localizada na Rua Ferreira Pena, 1118, no Centro, para apresentarem a documentação necessária para o funcionamento legal. Nenhum estabelecimento foi multado pelo PROCOM, apenas autuados.

Servidores do Conselho estimam que apenas 40% das academias de Manaus estão regularizadas. Eles alertam a sociedade em geral para o perigo da prática de exercícios físicos sem a orientação necessária. O CREF8 disponibiliza os números (92) 3234-8324 e 3234-8234 para que a população possa denunciar academias onde não há um profissional de educação física, em todos os horários de funcionamento, para orientar os alunos.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Divulgação