Corregedor-geral do TJAM reafirma apoio à causa da adoção
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, recebeu o convite da presidente do Grupo de Apoio a Adoção (GAA) Benquerer/AM, advogada Luiza Helena Simonetti, para participar do 20° Encontro Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA), que acontece em Belo Horizonte (MG) de 04 a 06 de junho de 2015.
Durante a conversa, o corregedor foi convidado a escolher um dos temas sobre adoção, para participar de mesa oficial do evento. “Estarei lá, independente de me pronunciar ou participar de mesa. Interessei-me muito mais pelo assunto quando estive no evento de adoção na Bahia”, explicou Pascarelli, que participou nos dias 16 e 17 de abril da 19ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras, onde foi discutida a preocupação com a queda do número de adoções internacionais no Brasil.
“A nossa situação está muito difícil. Aumenta cada dia mais o número de crianças em abrigos. Caiu a procura por crianças para adoção, não por questões burocráticas, mas por desinteresse do próprio governo federal em promover a adoção”, afirmou Luiza Simonetti, que atua na área de Direito de Família – em especial a adoção -, há 15 anos, acompanhando processos de adoções nacionais e internacionais, casos de adoção para casais homoafetivos e também de crianças soropositivas.
No ano de 2005, quando foi vice-presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (AMB/AM), Pascarelli coordenou a campanha em prol da adoção, denominada “Mude o Destino”. Na atual gestão, o corregedor é presidente da Comissão de Adoção Internacional (Cejaia) da CGJ/AM. “Quando assumi a Corregedoria, já vim com o compromisso de trabalhar para estimular a adoção. É um tema que sempre me interessou. Tenho participado de eventos específicos para discutir de que forma podemos oportunizar a convivência familiar a essas crianças e adolescentes que encontram-se em abrigos”, comentou.
Luiza Simonetti, que integrou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, explicou que o 20º Enapa será um congresso nacional de adoção. “O evento será sediado no estado de Minas Gerais, por ter o maior número de crianças abrigadas do Brasil”, disse a advogada.
Texto: Sandra Bezerra
Edição: Giselle Campello
Foto: Imprensa CGJ
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )