Deputado Carlos Alberto fala sobre a importância do papel dos conselheiros tutelares no Amazonas

1 de outubro de 2015 12:23

8Em defesa dos deveres e direitos das crianças e adolescentes do Estado, o deputado Carlos Alberto (PRB), presidente da comissão dessas faixas etárias na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), discursou na manhã desta quinta-feira, 1 de outubro, chamando a atenção dos parlamentares para a observância à eleição dos próximos conselheiros tutelares, que acontece no próximo domingo, 4 de outubro.

Pelos cálculos do republicano, 166 candidatos disputam uma das 45 vagas para a função em todos os municípios amazonenses. “Essa eleição vai ocorrer em todo o território nacional e eu tenho a plena certeza de que este final de semana será decisivo para muitos daqueles que desejam se dedicar na defesa das crianças e adolescentes”, acredita.

Carlos Alberto definiu, em seu discurso, o papel do Conselho Tutelar como importante instrumento da sociedade em defesa das leis que protegem e amparam a infância e a juventude e, em regra geral é o guardião do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“As nossas crianças e adolescentes precisam sim do apoio de pessoas sérias e comprometidas em sua defesa, mas não somente destes conselheiros, e sim, de toda a sociedade, porque somente com a união de todos, os laços que protegem a infância e a juventude serão fortalecidos”, pontuou.

Embora o Conselheiro Tutelar tenha suas responsabilidades, o deputado Carlos Alberto destacou que, em primeira instância, o cuidado para com os menores são, principalmente, de responsabilidade da família. “E a mesma não deve transferir tal cuidado para o Conselho Tutelar, pois, se a família não fizer a sua parte, dificilmente os outros segmentos terão sucesso com a prevenção aos danos futuros”, justificou o parlamentar e acrescentou: “Mas, cabe a todos nós, poder público, sociedade e suas instituições, constituir uma rede de atendimento para a garantia efetiva da ação dessa instituição”.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas ) Foto: Divulgação