DESCASO: Em Anamã consumidores pagam taxa mesmo sem a iluminação pública

14 de março de 2016 17:24

anamã-625x407A falta de iluminação pública na maioria das ruas da sede do município de Anamã é notória, existem ruas que estão com os postes com luminárias desligadas e as únicas luzes que iluminam a rua são as luzes internas das casas.

A denúncia partiu dos consumidores que usaram a rede social para postar fotos da escuridão que se encontra em frente as suas residências. O diretor do Portal Gazeta do Amazonas, Edson Chaves orienta os consumidores de energia elétrica de Anamã a formularem reclamações no Procon e na Defesa do Consumidor do Ministério Público da Comarca de Anamã, contra o que ele classifica como “descaso e desrespeito aos consumidores anamaenses”.

A iluminação pública é assunto da prefeitura municipal de Anamã. O município tem o dever de iluminar as ruas, praças, e outros bens públicos, como fachadas de prédios históricos e monumentos. A prefeitura também deve fazer a manutenção, a renovação e a expansão do sistema.

A Câmara de Vereadores de Anamã através de uma determinada Lei Municipal aprovada no tempo não muito distante dos dias atuais garantiu a cobrança de Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública — COSIP, o valor é somado junto com a despesa gasta com energia elétrica.

12527757_523826637791808_1253264617_n

O consumidor paga um valor proporcional ao consumo da residência. De acordo com a lei, os recursos deveriam ser utilizados para pagar despesas com iluminação pública, mas vários moradores de Anamã reclamam que o governo Jecimar Pinheiro não troca as lâmpadas queimadas e não existem reparos nas luminárias na sede do município.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Fotos: Divulgação