Em Itacoatiara (AM), Vila de Lindóia aprova a nova iluminação pública de LED, pela melhoria do convívio social e mais segurança

4 de agosto de 2022 11:15

Por Portal Gazeta do Amazonas

A chegada do Programa Ilumina+ Amazonas em Vila de Lindóia, em Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus), está proporcionando a melhoria do convívio social e mais segurança para a trafegabilidade de veículos na comunidade, localizada no quilômetro 180 da AM-010. O programa, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, está substituindo as lâmpadas tradicionais por LED, modernizando a iluminação pública do interior.

No local, dos 270 postes que receberam luminárias de LED, 41 estavam sem nenhum tipo de iluminação. Ou seja, área equivalente a 15% da comunidade saiu da escuridão total para ganhar um novo sistema, que ilumina mais que as lâmpadas tradicionais e com menor impacto ao meio ambiente.

O programa está mudando a realidade das cidades no interior, ao substituir as lâmpadas a vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio, por luminárias de LED. “É uma mudança total de paradigma. São inúmeros os benefícios da luminária de LED e isso, em uma comunidade rural no interior do Amazonas, tem um impacto gigantesco”, observa o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

Segundo maior município do interior do Amazonas, com mais de 102 mil habitantes, Itacoatiara já conta com iluminação de LED em 100% dos bairros da área urbana e, também, em outras duas comunidades rurais, além de Vila de Lindóia – Jacarezinho e Nova Jerusalém. Os trabalhos de execução no município foram concluídos nessa terça-feira (02/08).

“O serviço que foi feito em Itacoatiara é inquestionável na questão da segurança, economia e convívio social. No interior ainda existe a conversa de pé de cerca. E não dava para ter uma conversa de pé de cerca com a luz apagada ou escura. Ao final do dia, como as ruas estão bem iluminadas, você vê o maior número de pessoas do lado de fora das casas”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura do município, Jeordane Andrade, sobre a rotina dos moradores da vila após a chegada do Ilumina+ Amazonas.

A ponte sobre o Rio Urubu, com cerca de 200 metros de extensão, que dá acesso à Vila de Lindóia, está entre os locais que tiveram a paisagem alterada pelo Ilumina+ Amazonas. “O avanço foi muito positivo. Como estava escuro, com a falta de atenção, o risco de acidente era muito grande. Muitas vezes você está dirigindo na estrada e, em um cochilo, já está caindo no barranco”, completa Jeordane Andrade.

Festa da Fogueira – Nesse fim de semana, a comunidade promoveu, com a presença de cerca de 7 mil pessoas, a 18ª Festa da Fogueira, tendo a nova iluminação como um dos atrativos, clareando ainda mais a noite de comemoração.

Desde maio, o programa Ilumina+ Amazonas segue em ritmo avançado e já alcançou 39% de execução, com 23,4 mil luminárias instaladas das 59,5 mil planejadas até o final do ano. Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados nesta primeira fase do programa.

Além de Itacoatiara, o programa já está concluído em Tefé, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Urucurituba, Autazes, Boa Vista do Ramos e em quatro comunidades de São Sebastião do Uatumã. Os trabalhos avançam em Rio Preto da Eva e Humaitá. As cidades de Presidente Figueiredo e o Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, serão os próximos a receber o programa.

 

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara