Esperando convocação há 1 ano e 4 meses, aprovados em concurso da Susam chamam a atenção do governo na Ponta Negra, no AM
MANAUS – Os candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Saúde do Estado (SUSAM), fizeram uma manifestação pacífica, na manhã deste domingo (31), para reivindicar direitos. Após 1 ano e 4 meses desde a liberação do edital do concurso, eles ainda não foram chamados para assumir os cargos.
Para chamar a atenção do governo, os manifestantes escolheram um local de muita visibilidade, neste domingo: o Complexo Turístico da Pronta negra, na zona oeste de Manaus, onde é realizado um evento de visibilidade nacional. O grupo de aproximadamente 30 pessoas também pratica corrida. Mas a principal corrida deles, é mesmo pela definição do futuro profissional.
Os manifestantes representam 11.686 pessoas que passaram no concurso, mas, até agora, não foram chamadas. A reclamação de Marcos Ataíde é por conta do tempo de espera. Ele afirma que já se passaram 1 ano e 4 meses, desde a liberação do edital.
Ele afirma que foi bem classificado no concurso, e que, no momento, está desempregado e aguardando uma posição do governo pra poder “seguir minha vida”. Segundo Ataíde, os manifestantes não querem nada fora do normal. “A,penas nossos direitos.”, diz.
A enfermeira Bia Pause lembra que cerca de 250 mil pessoas fizeram o concurso público da SUSAM, em Manaus. O tempo de espera e a falta de informações sobre a possível convocação dos aprovados gera insatisfação e prejuízos para ela e reclama da falta de respeito do governo.
“Nós ficamos com a impressão de que esse concurso teve alguma finalidade eleitoreira. Porque não é possível tamanha falta de respeito com os 11.686 pessoas que foram aprovadas.
O grupo promete intensificar as manifestações para chamar a atenção das autoridades.
Com informações e foto: Rede Tiradentes
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )