ESPORTE: Jiu-Jítsu ao ar livre muda cenário do Prosamim do Igarapé de Manaus
As lições e a filosofia da “arte suave” estão mudando para melhor o cenário da área do Prosamim do Igarapé de Manaus, zona central da capital amazonense. Há três semanas, o “Projeto Cultural Leitura na Praça e Reforço Escolar” incluiu o jiu-jítsu na programação e a luta caiu no gosto de curumins e cunhantãs.
O curioso é que as aulas acontecem ao ar livre, o que vem chamando a atenção das pessoas que passam pelo local – por trás da Uninorte da avenida Joaquim Nabuco. Segundo o coordenador do projeto, Júlio César Pantoja, 40, o esporte é uma ferramenta pedagógica importante no processo educacional. As crianças aprovaram a novidade.
“Já desenvolvemos o projeto de leitura na praça e reforço escolar há seis anos e o jiu-jítsu entrou para envolver ainda mais as crianças da comunidade. O esporte ajuda muito na questão do respeito às regras e da disciplina”, afirma o coordenador, enfatizando também o envolvimento das famílias no acompanhamento dos alunos.
Um exército do bem trabalha a favor das aulas de jiu-jítsu a céu aberto, que acontecem as quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 17h às 19h. O tatame vem emprestado do projeto social da Igreja Batista do Parque das Laranjeiras, cedido pelo faixa preta Túlio Marcelus.
“Por enquanto, a grande dificuldade é a estrutura. O projeto de jiu-jítsu ao ar livre ainda não tem tatame próprio e as crianças ainda não têm quimono, mas sobra a vontade de treinar e aprender o esporte”, aponta o professor.
Segundo os idealizadores, já são aproximadamente 50 crianças aprendendo o beabá do jiu-jítsu no Prosamim do Igarapé de Manaus, que agora se vê revitalizado com os ensinamentos da luta mais difundida entre os amazonenses.
Com informações e foto : Emanuel Sports & Marketing (www.facebook.com/
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )