Exclusivo: Rádio Progresso de Juazeiro do Norte será a primeira AM a migrar para o FM

21 de março de 2016 11:08

10391928_1038484822876524_4767471941603236040_nA migração AM dá mais um passo importante. Foi confirmada a primeira emissora AM que irá operar na faixa FM, estação que está presente no primeiro lote do processo. Trata-se da Rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte, cidade do interior do Ceará, mercado que está entre os mais populosos do interior nordestino. A informação foi publicada pelo Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União no último dia 18 de março. A partir do decreto a emissora cearense já pode iniciar o processo técnico de ida para o dial FM, estação que vai operar na frequência 97.9 FM.

“Após a emissão dos primeiros boletos para pagamento da diferença pela outorga nos últimos dias, recebidos pelo Sistema CADSEI do MC, temos a concretização de um ato de Adaptação de Outorga da emissora de Juazeiro do Norte. A emissora, a partir desta publicação, já pode protocolar o Projeto Técnico de Instalação e se tiver as condições de infraestrutura, aguardar a emissão do Ato de Uso de radiofrequência pela Anatel e iniciar as transmissões”, afirma Eduardo Cappia, líder do comitê técnico da AESP.

A Rádio Progresso vai operar como classe C no dial FM . Com a confirmação desta publicação, o Ministério das Comunicações conseguiu concretizar em março um ato que estava previsto para abril pelo próprio órgão. A informação também é importante, pois tira a migração do papel e torna o processo como uma realidade do meio radiofônico brasileiro. A expectativa é de que outras emissoras que já estejam quitando os seus boletos de nova outorga em FM recebam a autorização para migrarem de faixa.

10985354_1038484896209850_1308986973154452015_n

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou da solenidade  na quarta-feira (18), em Juazeiro do Norte (CE), do início da transmissão do primeiro veículo a concluir a migração do AM para o FM. No evento da Nova Rádio Progresso, o gestor da pasta ratificou a importância do processo de alteração de faixa para garantir maior qualidade e menor interferência na transmissão.

Ao ratificar que o tema era uma demanda prioritária do setor de radiodifusão, André Figueiredo destacou que a migração acompanha a tendência mundial de integração de equipamentos. “O público também poderá acompanhar toda a programação a partir dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Isso faz a diferença em um momento onde a tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros”, explicou, ao apertar o botão que iniciou a operação do veículo em FM na região do Cariri.

Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM no Brasil. Desse total, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração neste ano de 2016. Outras 437 emissoras terão de aguardar a liberação de espaço na nova faixa, o que vai ocorrer com a digitalização da TV no país. No Ceará, serão, ao todo, 56 rádios contempladas.

O diretor-presidente da rádio, Antonio Firmino, disse que a radiodifusão alcança um novo patamar com a ampliação do FM no Brasil. “Juazeiro do Norte desponta não somente no desenvolvimento econômico, mas também no setor de comunicação. O comprometimento do Ministério faz diferença para a evolução desse setor”, concluiu.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Fotos: Reprodução/Divulgação