Família destaca legado de Ajuricaba Mascarenhas para o jiu-jítsu amazonense e internacional

17 de outubro de 2015 20:53

JJ - Organizador Elvys Damasceno e Iran Mascarenhas - foto 2 - by Emanuel Mendes SiqueiraMANAUS – Em sua primeira edição, a Copa Ajuricaba Mascarenhas de Jiu-Jítsu deu a largada neste sábado, 17 de outubro, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus, com a participação das crianças e faixas brancas. Presentes no primeiro dia do campeonato, os familiares do homenageado destacaram a importância de Ajuricaba para o crescimento da arte suave no Amazonas e no mundo.

“Estou muito alegre porque a competição foi anunciada há menos de dois meses e temos quase 2 mil atletas inscritos. Já nesse primeiro ano da Copa Ajuricaba, conseguimos também trazer gente de fora para lutar, com atletas da Dinamarca, Finlândia e Venezuela”, destacou Iran Mascarenhas (E), um dos irmãos de Ajuricaba e que atualmente mora na Dinamarca.

Faixa preta de jiu-jítsu, Iran chegou à Europa em 2004 para fortalecer o MMA naquela parte fria do continente. Ele treinou David Bielkheden, lutador de Estocolmo que foi o primeiro sueco a ser contratado pelo UFC, em 2008.

Foi também em 2008 que o saudoso Ajuricaba Mascarenhas viajou para a Dinamarca, onde em parceria com o irmão Iran ajudou a difundir o jiu-jítsu brasileiro na Europa.

JJ - Organizador Elvys Damasceno e Iran Mascarenhas - foto 3 - by Emanuel Mendes Siqueira
Sub-secretário Municipal de Esporte de Manaus Elvys Damasceno (centro) ladeado com os membros da família Ajuricaba Mascarenhas.

“O Ajuricaba ficou morando três anos comigo na Dinamarca e foi quando a gente começou a crescer mais, fui dar seminários e conhecer outros países. Hoje temos mais de 500 atletas na Europa”, destacou Iran, feliz pela lembrança da Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM) em eternizar o nome do irmão com um campeonato.

Neste domingo, 18, às 14h, o ponto alto do evento será a homenagem póstuma que a FJJAM fará para Ajuricaba Mascarenhas. Familiares, amigos e alunos do eterno mestre estão presentes no ato.

18 out – domingo – Arena Amadeu Teixeira

9h – faixa azul (galo a pesadíssimo) adulto masculino;
10h30 – faixa azul (feminino todo) e máster (masculino) todo;
11h – faixa roxa (todas as categorias) adulto masculino;
12h – faixa roxa (feminino todo) e máster masculino;
13h – faixa marrom (todas as categorias) adulto masculino e feminino e máster todo;
14h – faixa preta adulto (todas as categorias) masculino;
15h – faixa preta, máster 1 (todas as categorias) masculino;
16h – faixa preta (todas as categorias) máster 2,3,4 e feminino todo;
16h30 – absoluto faixa marrom e absoluto faixa preta;
17h30 – absoluto azul e absoluto faixa roxa.

Com informações e fotos: Emanuel Sports & Marketing (www.facebook.com/emanuelsports)

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )