Inscrições para Gincana Nacional de Economia têm início em 5 de abril

A última etapa vai ser disputada nos dias 1º e 2 de setembro, na capital do Rio Grande do Norte, Natal. A economista Denise Kassama, conselheira do Cofecon e coordenadora nacional da Gincana, afirma que os competidores vão ter a oportunidade de tentar solucionar problemas do atual cenário econômico brasileiro, como a alta de juros, inflação e recessão. A economista explica como funciona a competição.
“O jogo da gincana de economia é um jogo eletrônico, de computador contra computador, onde duplas de estudantes duelam uma contra a outra. Esse jogo ele é uma simulação do cenário econômico. Esse jogo tem três fases, cada fase tem que se atingir uma meta. Alcança-se a meta através das cartas que eles estão jogando eletronicamente, essas cartas têm pontuação, tem mesclado a isso, perguntas de conteúdo econômico. E, tem a estratégia que cada dupla tem que montar para atacar ou se defender da outra dupla”.
Ainda de acordo com Denise Kassama, cada decisão errada, tomada pelos participantes gera uma consequência, como, por exemplo, o aumento da inflação ou recessão econômica. Um dos vencedores da gincana em 2015, ainda quando fazia graduação na Universidade Federal do Norte do Paraná, o economista Luan Bernardelli fala sobre a experiência.
“Muito positiva. Porque, além de promover a integração entre os estudantes de Ciência Econômica, que já é um fato extremamente positivo para nós, para que nos possamos aumentar o nosso network. E, além disso, reforça os nossos conhecimentos em uma área em que a graduação muitas vezes não aborda. O torneio, a gincana em si, exige que o estudante tenha um conhecimento profundo sobre o início das teorias econômicas e a gincana, ela tem um leque de oportunidades muito grande”.
Os estudantes de Ciências Econômicas que quiserem participar da Gincana Nacional de Economia podem fazer as inscrições, pessoalmente, através dos conselhos regionais de Economia. Para saber mais informações e conferir o regulamento da competição, acesse na internet, o endereço eletrônico: www.cofecon.org.br/gincana.
Reportagem, João Paulo Machado
Fonte:Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )
Foto: Cofecon