Jornais internacionais repercutem a nomeação do ex-presidente Lula como ministro
A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil está repercutido na mídia internacional, quase sempre destacando a decisão como uma estratégia para fugir das investigações da Operação Lava-Jato. Jornais como o britânico The Guardian e o francês Le Monde deram manchete ao episódio na internet:
— O portal do The Guardian aponta que, embora a decisão vá reforçar o governo da presidente Dilma Roussef, também vai enfurecer ainda mais os movimentos anti-governo, originando novos protestos.
— O site do principal jornal da França, o Le Monde, também deu destaque ao episódio desde o início da noite desta quarta-feira. Diz que a participação de Lula no governo deve permitir que o ex-presidente escape da investigação do juiz federal Sérgio Moro e lembra que promotores de São Paulo haviam exigido a prisão preventiva do ex-presidente.
— O portal da CNN noticia que o ex-presidente aceitou se tornar chefe de Estado de sua sucessora, o que “lhe deu alguma imunidade legal na investigação de corrupção” e “alimentou as tensões políticas no país”.
— Celebrando de mãos dadas com a presidente Dilma Rousseff, a foto de Lula recebeu destaque na capa da BBC na internet por volta das 23h. Chamada afirmava que o ministério faz parte de uma estratégia para lhe proteger de uma investigação de corrupção.
— O espanhol El Pais fala sobre “crise política” no Brasil e que, de acordo com investigadores, Dilma “ajudou Lula a evitar a prisão”. Relata ainda que “o governo atribui a decisão a um assunto burocrático”.
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )
Fotos: Reprodução/Internet