Morre o maior líder político de Anamã (AM), o ex-secretário de finanças Valdemir Câmara

16 de agosto de 2015 23:24

Valdemir Câmara da Silva.Foto_Edson ChavesFaleceu neste domingo, 16 de agosto, às 23:00h, aos 74 anos, o maior líder político de todos os tempos do município de Anamã (AM), Valdemir Câmara da Silva, esposo da ex-prefeita e atual vice-prefeita daquele município, Esmeralda Moura da Silva. Ele estava internado há alguns dias no Hospital Santa Júlia, em Manaus, mas, na noite de domingo teve falência múltipla de órgãos, vindo a falecer.

Valdemir Câmara não conseguiu ter mandato eletivo no seio da sociedade anamaense, mas, deixou um legado, elegendo a sua esposa Esmeralda Moura da Silva como a primeira mulher a governar o município de Anamã, por dois mandatos (1997 a 2004). Conseguiu ainda a proeza de eleger seu cunhado Luiz Guedes Brandão prefeito nas eleições 2004, posteriormente a reeleição vitoriosa do atual prefeito Jecimar Pinheiro e da vice-prefeita Esmeralda Moura, em 2012.

Foi através da articulação política perfeita, orquestrada pelo Valdemir Câmara, que Anamã passou a ter governabilidade nos mandatos de Esmeralda Moura e Luiz Guedes. Na condição de secretário municipal de finanças, transformou a cidade de Anamã em canteiro de obras nada visto naquele município.

“As contas públicas inadimplentes foram encontradas em janeiro de 1997 pelo Valdemir Câmara, que não se intimidou com a realidade das dívidas da prefeitura, encarou o desafio. Conseguiu moralizar as finanças da Prefeitura Municipal de Anamã que passou a ter crédito junto aos fornecedores e junto aos servidores públicos, que passaram a ter seus vencimentos pagos rigorosamente em dia através da folha de pagamento”.

Foi através do Valdemir Câmara que a cidade de Anamã, ganhou a Concessão da Rádio Comunitária Anamã FM.  

Homem público sensato e de coração bom, Waldemir Câmara deixa um grande exemplo de luta e persistência para o povo anamaense, de ter sido o único líder político, sem nunca ter galgado cargo eletivo. “Mas mostrou com a sua simplicidade, que para ajudar um povo sofrido não precisa necessariamente ser vereador ou prefeito, basta apenas ter a força de vontade para fazer a diferença com a sabedoria que vem de Deus”.

VELÓRIO

O corpo do Valdemir Câmara da Silva está sendo velado no Templo da Igreja Comunidade Evangélica Cristã de Manaus, localizado na Rua Duque de Caxias 488, esquina com a rua Ipixuna-Centro de Manaus. Sepultamento será nesta segunda-feira (17), às 16:30min,  no  Cemitério São João Batista.

A direção do Portal Gazeta Do Amazonas registra aqui suas condolências a todos os  familiares e amigos de Valdemir Câmara da Silva.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Edson Chaves