Órgãos discutem ações de combate a incêndio no aterro de Parintins,no AM
A prefeitura Municipal prossegue as ações conjuntas para combater ao incêndio criminoso que assola há mais de 20 dias o Aterro Controlado de Parintins. Durante reunião ocorrida na sede da prefeitura, representantes das secretarias de limpeza pública, meio ambiente, assistência social, planejamento, SAAE, aeroporto, defesa civil, Polícia militar e procuradoria, firmaram parceria para dar continuidade a força-tarefa em combate ao fogo e encontrar o autor do incêndio.
O prefeito em exercício, vereador Everaldo Batista, lamenta o ocorrido e pede que os autores do incêndio possam ter consciência de que a fumaça prejudica a saúde da população e principalmente dos moradores que vivem ao redor do aterro. Ele destacou que a secretaria de assistência social realizará reunião com catadores de lixo para pedir a colaboração de não frequentarem a área por pelo menos quatro dias, para conter o incêndio.
O secretário de limpeza pública, Suammy Patrocínio, ressaltou que todas as instituições estão empenhadas para solucionar o problema e a principal estratégia será proteger o aterro controlado para que não ocorra novamente incêndio criminoso. Suammy também destacou a parceria com Polícia Militar que irá intensificar as rondas ao redor do aterro, na rua maçaranduba e nas estradas que dão acesso ao local.
A subsecretária de meio ambiente, Fabiana Campelo, ressaltou que desde o inicio do mês a prefeitura está atuante no combate ao fogo dentro do aterro, porém mais uma vez ocorreu ação criminosa que será monitorada pela Guarda Municipal e Policia Militar. Ela explicou que a prefeitura busca recursos junto ao governo do estado para aperfeiçoar o combate ao incêndio, uma vez que a força tarefa envolve uma quantidade expressiva de combustível e pessoas especializadas para manipular as máquinas.
O administrador do aeroporto, Paulo Pessoa, ressaltou que os bombeiros civis também estão empenhados para o combate ao incêndio, visto que a fumaça está prejudicando o pouso e decolagem de aeronaves. Ele ainda disse que apesar de não ser fácil, acredita que por meio da ação em conjunta, o fogo será contido.
Com informações e foto:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Parintins-AM
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )