Parcerias internacionais beneficiam comunidade acadêmica do IFAM

4 de julho de 2022 00:18

Por Portal Gazeta do Amazonas

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), através das Relações Internacionais, têm buscado promover e aproximar o instituto do cenário global. Seja por meio de acordos com outras instituições internacionais, seja por meio de divulgação de bolsas de estudos e oportunidades oferecidas pelo mundo. Neste contexto, temos o exemplo da estudante Lays Venâncio, do curso superior de publicidade Campus Manaus Centro, que vem aproveitando as oportunidades que surgem no universo globalizado. Das várias oportunidades divulgadas para comunidade, a estudante se inscreveu em uma delas – Programa 2022/23 Women@Dior e foi contemplada para participar. Um programa em parceria com a UNEVOC sob a estrutura da Academia Global de Habilidades da UNESCO. Junto com mais 200 mulheres jovens de todo o mundo, participa de um programa que está dividido em etapas, são elas: um ano de mentoria com nomes renomados na área de liderança, sustentabilidade e empreendedorismo; participação em plataforma online com mais de 25 cursos; participação do Projeto “The Dream for Change Project; e ao final a oportunidade de participar da conferência Internacional organizada pela Maison Dior e UNESCO.

Recentemente Lays participou da chamada para bolsa na North Island College, do Canadá (NIC). A instituição, que já tem uma parceria com o IFAM, convidou as instituições parceiras para participar do programa do governo canadense de fomento, chamado ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program). O IFAM recebeu esse convite para uma bolsa específica para o curso de Publicidade e após o processo de seleção interno, tivemos a grata felicidade de ter a aluna Lays aprovada no Programa ELAP do Canadá, disputando a bolsa com outros estudantes de todo Brasil e de diversas partes do mundo.

A atual gestão do IFAM tem buscado ampliar a atuação do IFAM no âmbito da internacionalização com objetivo não só de divulgar nossos projetos, mas, também, de ter esses parceiros próximos. Uma troca mútua de conhecimentos que atuam diretamente no crescimento e fortalecimento dos eixos do instituto: ensino, pesquisa, inovação e extensão.

O reitor do IFAM, prof. Jaime Cavalcante Alves reforça essa importância e também de buscarmos investimentos e parcerias para expandirmos o ensino de idiomas para estudantes e servidores: isso tem sido uma questão que temos solucionado passo a passo e temos a certeza que, conseguiremos estar entre as instituições brasileiras que proporcionar ofertas de estudos de idiomas e experiências internacionais a toda nossa comunidade acadêmica”

Para o Professor André Salgado, o contexto da internacionalização é algo inevitável e um movimento natural onde todas instituições estarão envolvidas “buscar as parcerias internacionais vai além da experiência cultural e idiomática. Podemos ver como exemplo nossos campi Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, com suas características singulares, e suas diversidades linguísticas em uma região de fronteira. Um tem ao seu lado instituições colombianas e peruanas em constante troca de conhecimento que possibilita o desenvolvimento da região. No outro, um multiverso de cultura e línguas em um só espaço. Vivemos um momento único com servidores e estudantes de altíssima qualidade, reconhecidos e referenciados por instituições internacionais. O que nos estimula e nos enche de orgulho de ser IFAM”. Essa diferenciação e destaque, segundo o professor Andre Salgado, atrai instituições e empresas internacionais, tanto que neste segundo semestre de 2022 estamos esperando a vinda de uma professora/pesquisadora da NIC para estância nos campi da capital amazonense, para desenvolvimento de projeto com os professore Wallace Lira e Professora Roberta Enir.

Lays relata que teve conhecimento da bolsa através da chamada divulgada pelo IFAM, e que logo surgiu o interesse pelo ELAP. Ainda segundo a aluna, o processo para conseguir os documentos necessários foi bem curto, e contou com a ajuda de vários professores do curso para isso.

Segundo Lays o programa para líderes da América Latina abre uma porta sem precedentes no meu desenvolvimento acadêmico e pessoal, a oportunidade de morar no Canadá, conhecer uma nova cultura e ter uma verdadeira imersão em outra universidade são os pontos que mais me deixam animada com o futuro.

Em janeiro começo essa experiência que tem tudo para ser um divisor de águas na minha vida, estou muito feliz por ter essa oportunidade graças à parceria do IFAM com a NIC”.  

O IFAM parabeniza a aluna Lays pela grande conquista e deseja boa sorte em sua trajetória rumo ao sucesso.

 

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Fotos: Divulgação