Prefeitura de Anamã realiza 1º Mini-simpósio de Tuberculose, no AM

16 de outubro de 2015 22:36

 

12074779_905284389526933_7244203387203004198_n

Na última quinta-feira (15), a Prefeitura Municipal de Anamã, através da Secretária Municipal de Saúde, realizou no Centro Social Franciscano na sede do município, o 1º Mini-simpósio de Tuberculose.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde de Anamã Lucia Compton, dos representantes da sociedade civil de Anamã, dos servidores da área de saúde da Atenção Básica, da FVS de Anamã e do Hospital Francisco Sales de Moura que abrilhantaram o Simpósio juntos com as palestrantes convidadas Dra. Marlucia Garrido, Eliete Borges-representante do Programa Estadual de Tuberculose, Dra. Ruth do Laboratório Central de Manaus.

Com total apoio do prefeito Jecimar Pinheiro (PSD) e da vice-prefeita Esmeralda Moura da Silva (PROS), a primeira edição do Mini-simpósio de Tuberculose em Anamã superou todas as expectativas dos organizadores. Comprovando mais uma vez a marca registrada da competência da secretária Lucia Compton, que realiza um trabalho de gestão na área da saúde de excelência na terra do saudoso Valdemir Câmara da Silva, falecido há dois meses (16/08).

TUBERCULOSE

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade.  A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, coordenado pelo próprio ministro, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Fotos: Reprodução/Divulgação