Prêmio Professor Inovador e discussões sobre Plano de Carreiras estão na programação da Comissão de Educação para o segundo semestre de 2015

29 de junho de 2015 15:24

 

MANAUS, 02/06/15 PRESIDENTE DA COMISSAO DE EDUCACAO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, VEREADORA THEREZINHA RUIZ (DEM) COORDENA AUDIENCIA PUBLICA SOBRE O NOVO PLANO MUNICIPAL EDUCACAO NA ZONA NORTE E CENTRO SUL. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMMMANAUS – O início do segundo semestre de 2015 será marcado pelo lançamento, no dia 21 de julho, no Plenário Adriano Jorge, do Prêmio Professor Inovador 2015 pelo Fórum Municipal de Educação (Feam) e Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed-CMM), em uma iniciativa da sua presidente, vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM).

“É uma forma de fazer o reconhecimento dos profissionais da área da rede municipal de ensino, que trabalham projetos relevantes/inovadores e garantem resultados positivos em relação ao aprendizado dos alunos”, destacou a presidente da Comed-CMM, ao salientar que vai servir também de estímulo para o desenvolvimento pelos educadores de mais propostas que vão além do conteúdo pedagógico.

Os trabalhos serão analisados em oito categorias ‘Educação Infantil’, ‘Anos Iniciais do Ensino Fundamental’, ‘Anos Finais do Ensino Fundamental’, ‘Educação Especial’, ‘Educação Tecnológica’, ‘Educação de Jovens e Adultos’, ‘Artes’ e ‘Educação Física’. Os três destaques de cada categoria receberão certificados de participação e premiação em dinheiro, cujo valor ainda será definido. Todos os outros participantes do prêmio classificados ganharão certificados.

Conforme Therezinha Ruiz, a comissão julgadora será formada por educadores independentes – como professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e professores já aposentados.

Cronograma: Prêmio Professor Inovador

Datas Ações
21/07/2015 Lançamento do Prêmio Professor Inovador 2015
22/07 a 09/08/2015 Período de Inscrições
10/08 a 31/08/2015 Período de Avaliação dos Projetos
08/09/2015 Resultado Prévio dos Projetos Classificados
10/09 a 14/09/2015 Período para receber Recursos
30/09/2015 Resultado Final
15/10 a 23/10/2015 Premiação

Mais ações

Além da valorização desses trabalhos inovadores, estão previstas na programação da Comed-CMM audiências públicas para discutir de forma exaustiva a reformulação do Plano de Carreiras dos professores. “Será formada um comissão paritária e faremos parte. Vamos discutir esse plano, no seio da Comissão, assim como fizemos em torno do novo Plano Municipal de Educação e do reajuste salarial dos professores no primeiro semestre”, frisou a parlamentar.

Está agendado também para os próximos meses o lançamento da cartilha sobre ‘Cyberbullying’, em uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, para distribuição gratuita. “Temos buscado apoio e melhorias para a área, porque temos certeza que tudo que é feito para a Educação é importante para a construção de uma sociedade melhor”, ressaltou.

Balanço positivo

Além de projetar um segundo semestre de muito trabalho para a Comed, a vereadora Therezinha Ruiz fez um balanço positivo dos primeiros seis meses de 2015, com audiências públicas, palestras para debater assuntos relacionados à área.

A parlamentar destacou, principalmente, a realização de um ciclo de palestras para discutir o novo Plano Municipal de Educação. “Estivemos em bairros diferentes, atendendo a zona rodoviária e ribeirinha também. Nosso objetivo com as audiências foi divulgar, ouvir, discutir e acatar propostas da população para esse novo plano. Foi um momento muito positivo. Esperamos que esse plano, que vem sendo divulgado desde 2013 pela Prefeitura de Manaus, de fato venha de encontro aos anseios da sociedade para área da Educação para os próximos dez anos”, frisou.

O Plano Municipal de Educação de Manaus (PME), oriundo do Projeto de Lei 190/2015, do Executivo Municipal, foi aprovado, com 18 emendas parlamentares, no dia 22 de junho, em sessão extraordinária da CMM. A matéria seguiu para a sanção do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB).

 Reportagem,  Adriana Costa – DIRCOM/CMM

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Robervaldo Rocha/CMM