Prevenção à dengue: tinta inseticida tem eficácia comprovada em teste científico

27 de julho de 2022 10:30

Por Portal Gazeta do Amazonas


O Brasil vive um surto de dengue. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico 24, emitido pelo Ministério da Saúde, mais de 1.172.882 de casos foram registrados no Brasil entre 2 de janeiro a 18 de junho de 2022. Para um controle efetivo, além da prevenção mecânica, que é o resultado de práticas como verificar pontos de água parada e possíveis criadouros do mosquito, é necessário fazer o combate dentro das casas, neste caso a prevenção química. E a tinta inseticida Inesfly Carbapaint 10, é uma ferramenta eficiente no combate ao Aedes aegypti e seu efeito pode durar dois anos.

O produto, criado pela cientista espanhola Pilar Mateo, é um adulticida, ou seja, possui tecnologia que mata o mosquito quando o mesmo entra em contato com a tinta na parede. Já usada em mais de 100 países e aprovada pela Anvisa, a tinta tem sido utilizada em vários estados do país para eliminar, além do Aedes, o borrachudo e insetos causadores de doenças como malária, Doença de Chagas e leishmaniose, entre outras.

A eficácia da tinta foi comprovada também em testes realizados em maio de 2020, no Laboratório Casa Preta, pelo Governo do Distrito Federal, onde já há mais de 50 mil casos de dengue em 2021. “Há dois anos o produto demonstra efetiva eliminação de mosquitos em estado de repouso intra domiciliar, após a hematofagia (ingestão de sangue). A mortalidade é superior a 92%, o que impede a maturação dos ovos e sua postura. Foram observados ainda os efeitos da tinta sobre outros insetos, como formigas e baratas”, explica o entomologista Fábio Castello.

O experimento foi realizado em residências de voluntários, servidores do controle de endemias, que foram pintadas com tinta inseticida. “As residências ficam na região de Planaltina, historicamente onde temos o maior índice de transmissão de dengue do Distrito Federal. Durante todo esse tempo, apesar de casos confirmados de dengue na região circunvizinha às casas, nenhum morador beneficiado pelo teste contraiu dengue até o momento”, informa Fábio Castello.

“A aplicação da Carbapaint 10 é indicada para residências, escolas, hospitais, prédios públicos… Após cerca de dois anos, basta reaplicar a tinta, que não apresenta toxicidade para pessoas nem animais”, afirma Luiz Rolim, CEO da Saúde Mais/Inesfly Brasil, que comercializa o produto no país.

Onde mais está sendo usada a tinta inseticida?

A tecnologia já vem sendo utilizada em vários municípios e estados em formato de projeto piloto, como em Jaboatão dos Guararapes e na Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. No Distrito Federal, em parceria com a secretaria de educação do GDF (Governo do Distrito Federal), DIVAL (Diretoria de Vigilância Ambiental e Saúde), PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), Exército Brasileiro DF SMU, seguimentos da Administração Pública foram imunizadas no mesmo formato de projeto piloto.

Podemos citar casas da PMB – Prefeitura Militar de Brasília, instituições públicas como o Centro de Ensino Fundamental 01 de Sobradinho, DASG – Divisão de Apoio e Serviços Gerais da Polícia Cívil do Distrito Federal e em outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Ainda em Jaboatão dos Guararapes (PE), dois prédios públicos foram escolhidos para a fase de testes no último mês de janeiro: uma Unidade de Saúde da Família (USF) e uma escola da rede municipal. Logo nas primeiras horas em que o produto foi aplicado, o efeito foi constatado. No Rio de Janeiro, a pintura está sendo realizada em escolas municipais de Duque de Caxias.

A empresa está com outros projetos piloto em execução no estado de São Paulo, Goiás, Amazonas e Paraíba.

Com informações: Thamiris Vieira

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Divulgação