Protesto em Brasília reúne 100 mil pessoas e é o maior dos mandatos de Dilma Rousseff

13 de março de 2016 14:16

5cr51wzg4r_4xhub12su0_fileDe acordo com a Polícia Militar, 100 mil pessoas se concentram na Esplanada dos Ministérios na manhã deste domingo (13), em balanço divulgado ao meio dia. Com o resultado, este se tornou o maior protesto nos dois mandatos da presidente Dilma Rousseff. Em março do ano passado, entre 45 e 50 mil pessoas protestaram contra o governo em Brasília, na manifestação organizada pelos movimentos Brasil Contra a Corrupção (MBCC), Brasil Livre, Limpa Brasil, Vem pra Rua, entre outros.

O fim do protesto, que tem cinco caminhões de som, sendo um deles com a imagem do triplex do Guarujá, estava marcado para o meio dia no Congresso Nacional. Neste horário os manifestantes soltaram balões brancos e começaram a dispersar, voltando em direção à Rodoviária do Plano Piloto.

No gramado do Congresso, uma faixa amarela mostra apoio ao juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, com o texto: Somos Moro.

Expectativa

A alta temperatura política dos últimos dias levou o comando da PM em Brasília a trabalhar com a expectativa de grande adesão ao protesto deste domingo (13), na Esplanada dos Ministérios. A PM estima que entre 110 e 120 mil pessoas irão à Esplanada até o fim do dia.

Os organizadores, no entanto, esperam até 150 mil brasilienses nos protestos.

Simbolicamente, os protestos que mais chamaram a atenção na capital federal foram os de junho de 2013. Em 17 de junho, manifestantes ocuparam o Congresso Nacional e se aproximaram das cúpulas do prédio projetado por Oscar Niemeyer. Este protestos reuniu menos de 10 mil pessoas. Três dias depois, em 20 de junho, 35 mil pessoas protestaram na frente do Palácio do Itamaraty. Este foi o movimento mais violento, com depredações no prédio.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Dida Sampaio/ Estadão Conteúdo