Relatório da Susam comprova falta de planejamento do Governo para o combate da Covid-19 no interior do AM, diz deputado Wilker Barreto

05/06/2020 17:01

Por Portal Gazeta do Amazonas

 

MANAUS – O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) criticou nesta sexta-feira, 5/6, a estratégia do Governo do Amazonas para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) para os municípios do interior do Estado. Em reunião virtual da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde no Amazonas, a CPI da Saúde, o parlamentar afirmou que o relatório da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), apresentado no último dia 29 de maio para a Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam), aponta a ausência de planejamento do Executivo para o combate da doença nas 61 cidades interioranas do Estado.

De acordo com o Plano de Contingência Estadual para a Covid-19 no interior, o Governo escolheu nove cidades polos para atender a demanda dos municípios adjacentes: Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Tabatinga, Tefé e Boca do Acre. Mas para Barreto, a estratégia adotada pelo Governo é preocupante e não está de acordo com a necessidade dos municípios.

“O relatório da Susam materializa a ausência total de planejamento deste Governo para o interior. Transformaram nove municípios em cidades polo, mas essas cidades não estão aguentando a sua demanda. São mais de 52 municípios descobertos na pandemia, ou seja, não existe nenhum planejamento do Executivo para o interior, isso é muito grave.  Não há estimativa de medicamentos e nem de EPIs (equipamento de proteção individual) ”, alertou Barreto.

O parlamentar demonstrou preocupação com a previsão, segundo especialistas, de uma possível segunda onda da pandemia no Estado, o que poderia agravar a rede de saúde pública.

“Estou muito preocupado com a iminência de uma segunda onda da pandemia, porque se a capital, mesmo com toda uma estrutura médica pegou sufoco, como vão ficar os nossos irmãos do interior? Está materializada a omissão do Governo para os municípios, eu não acredito em enfrentamento da pandemia sem planejamento, sem ações integradas entre governo e prefeituras e sem estimativa de gastos, ou por acaso seis aeronaves para todo o interior vão salvar nossa gente”, completou o deputado.

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Alberto Cesar Araújo