Sistema de saúde de Eirunepé (AM) está sem internet, denuncia deputada estadual Alessandra Campêlo
A saúde dos moradores de Eirunepé se transformou num caos porque o Governo do Estado está devendo a empresa que presta serviço de internet no município. A denúncia foi levada à tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas pela deputada estadual Alessandra Campêlo (PCdoB) no Grande Expediente desta terça-feira, 3 de novembro.
A deputada relatou que recebeu a denúncia por meio do delegado do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde, José Barbosa Monteiro. “Todo o sistema de saúde de Eirunepé está sem internet a exemplo de outros municípios e, segundo o pessoal do hospital, é porque o Governo não pagou a manutenção do serviço”, disse Alessandra.
A ausência do sinal de internet implica em prejuízo aos serviços básicos de telemedicina – quando o sistema está normal, os exames são enviados para Manaus e interpretados pelos médicos, que posteriormente mandam os resultados on line.
“Da mesma forma os exames de mamografia e eletrocardiograma não conseguem chegar aqui e tampouco o resultado daqui lá no município. Então há pessoas que podem estar com graves problemas cardíacos, há pessoas que fizeram exame de mamografia que estão perdendo um tempo precioso. O povo de Eirunepé precisa de ajuda, não é possível que as pessoas não tenham acesso a exames por falta de internet. Isso não é falta de dinheiro, é problema de gestão”, afirmou a presidente da Comissão da Mulher da Casa.
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )
Foto: Jimmy Christian