Vídeo: Alessandra Câmpelo (PCdoB) e José Ricardo (PT) defendem manifestante e podem ser cassados

6 de fevereiro de 2016 12:51

Manaus – A chuva de notas falsas no governador do Amazonas, José Melo, ainda está rendendo desdobramentos. Policiais que cuidam da segurança do gestor estadual culparam a guarda da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pela falha na segurança e deputados da base aliada acusam José Ricardo (PT) e Alessandra Câmpelo (PCdoB) de articularem uma farsa ao, supostamente, ajudarem Hinaldo Castro a orquestrar o “manifesto”. Os dois aparecem em um vídeo afrontando os seguranças da Casa Legislativa – que pretendiam prender o manifestante por ofensa e agressão.

O caso aconteceu no fim da manhã desta segunda-feira (1º), durante uma coletiva de imprensa onde Melo esteve para a leitura anual da mensagem governamental. Hinaldo Castro, que é líder do movimento social ‘Levante Popular da Juventude’, tem estreita relação com José Ricardo – como comprovam fotos veiculadas após ele jogar as notas falsas na direção de Melo e gritar: “Pega teu dinheiro, comprador de votos”.

Hinaldo (de amarelo) já foi visto em várias ocasiões com o deputado José Ricardo – que não negou que o conhece (Foto: Reprodução/Facebook)

Hinaldo (de amarelo) já foi visto em várias ocasiões com o deputado José Ricardo – que não negou que o conhece (Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo informações dos bastidores da Aleam, os deputados da base aliada cogitam pedir as cassações de Alessandra e José Ricardo. Imagens do circuito interno da Casa Legislativa provam que Hinaldo esteve no gabinete do deputado minutos antes do fato. Há informações de que as notas falsas tenha sido impressas no próprio gabinete e isso, se provado, pode configurar decoro parlamentar segundo os regimentos internos.

Após ser preso, o manifestante declarou que foi agredido pelos seguranças da Casa e teria exigido as presenças de Alessandra e José Ricardo. No vídeo enviado ao Metropolitano Notícias, os dois aparecerem protegendo o manifestante. A deputada, inclusive, aparece batendo boca e apontando o dedo na cara do coronel PM Falabela – ato que foi interpretado como desacato pela guarda.

jose-ricrdo-manifetsante-aleam1

Em outro momento, José Ricardo aparece ao lado de Hinaldo (de boné vermelho) Foto: Reprodução/Facebook

Sobre as acusações, José Ricardo confirmou que conhece Hinaldo e que ele esteve no gabinete antes da manifestação. Mas, negou que tenha participado da elaboração do protesto. Já Alessandra disse que tirou o jovem da sala, onde era mantido como preso, e o levou até ao 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) por agressão física. Segundo ela, o manifestante estava no pleno ato democrático de se manifestar.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )