VIOLÊNCIA: Chapéu de Zinco do Núcleo 16 palco de tiroteio e linchamento na noite deste domingo(20),na Zona Norte de Manaus
Versão dada por alguns populares com a chegada da reportagem do Portal Gazeta Do Amazonas
A torcida organizada Terror Bicolor do Paysandu da cidade de Manaus realizou no Complexo do Chapéu de Zinco do Núcleo 16, na Cidade Nova, Zona Norte da capital amazonense, a festa de confraternização das torcidas organizadas que começou no início da tarde deste domingo (20), só acabou às 20 horas com a chegada de dois homens não identificados na motocicleta CG 125 de placa OAK 9893 cor preta, portando arma de fogo atirando contra as pessoas presentes no evento, os atiradores não conseguiram escapar da fúria da torcida organizada que partiram pra cima dos dois homens que foram linchados a socos, pontapés, chutes, garrafadas e paulada ficando-os em estado de saúde gravíssimo. Segundo os populares os homens seriam policiais militares.
Entre a torcida organizada dois homens não identificados foram alvejados por arma de fogo e levados pelos amigos que utilizaram o veículo Voyage com preta de placa não identificada ao Pronto Socorro João Lúcio na Zona Leste de Manaus.
A 27ª CICOM foi acionada pelos populares, a equipe do SAMU também foi acionada chegando a menos de 10 minutos para atender as vitimas do linchamento que foram conduzidas ao Pronto Socorro João Lúcio.
No local foram encontradas por PMs inúmeras garrafas de bebidas de diversas marcas quebradas e entorpecentes espalhados pelo interior e na parte externa do Chapéu de Zinco do Núcleo 16.
Versão dada pela Polícia Militar
Da conta que por volta das 20h:30min no Núcleo 16, dois soldados da polícia militar do Bpchoque: Sd Jeferson Jesus de Castro e Sd André Luis Silva do Rosário.
Foram em busca de dois meliantes que assaltaram a esposa deste último, onde roubaram sua bolsa contendo seu armamento, pois a mesma é policial militar: Sd Jadilene Volrrath da Silva .
Logo após o fato os mesmos se depararam com os dois nacionais que roubaram a Sd no Chapéu de Zinco do Núcleo 16, localizado nas proximidades.
Após reconhecimento, ambos abordaram o elemento, que estava em um evento de confraternização de uma torcida organizada no Chapéu de Zinco.
O nacional então gritou “ladrão” e apontou para os policiais, em seguida, grande quantidade de pessoas partiram para cima dos policiais militares, tentando agredi-los.
Em legítima defesa, os soldados efetuaram disparo de arma de fogo, alvejando os dois nacionais que efetuaram o roubo, pois foram os primeiros a partir para cima dos policiais. Em seguida foram rendidos pela torcida organizada e linchados.
Ao se deslocar para atender a ocorrência de disparo de arma de fogo a VTR 6399 do supervisor de área, 6392, 6391 e força comando chegaram ao local se deparando com os dois policiais (ainda não identificados) caídos ao chão em estado deplorável.
Foi então acionado o SAMU, onde se deslocou a USB 27 e USB 11, deslocando ao Pronto Socorro João Lúcio.
Após cerca de meia hora, foi repassado pelo SA de 9ª Cicom, Tenente Bahiense, que os dois que foram espancados seriam policiais, pois fora encontrado a identidade do Sd Jeferson.
Após deslocamento do SA e CPO, descobriu se que eram ambos do Bpchoque, sendo acionado então o Tenente Reis, que os reconheceu, entrando então em contato com familiares.
Após contato com a esposa do Sd André, a mesma se deslocou com apoio da VTR Choque até o hospital, onde então reconheceu os meliantes que haviam sido baleados, pois estavam próximos aos policiais.
Foi então levantado pelo SA os dados, informado ao CPO, Coordenador e Vaga-lume, bem como dado apoio à policial esposa do militar espancado até o 6º DIP na Cidade Nova.
Os meliantes se encontram sob custódia no Hospital João Lúcio e foi registrado Boletim de Ocorrência de tentativa de latrocínio e roubo.
O caso foi registrado no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Cidade Nova I, onde foram realizados os procedimentos.
Chapéu de Zinco do Núcleo 16
O Chapéu de Zinco do Núcleo 16 é um patrimônio público que foi construído para servir aos comunitários do Núcleo 16, que deveria está sob a administração da SEMJEL, mas infelizmente devido à ausência do poder público, a Associação de Moradores do Núcleo 16 se intitula mantenedora do espaço público, fazendo o uso e cedendo o espaço para gatos e cachorros.
A reportagem do Portal Gazeta Do Amazonas apurou e constatou que a Associação de Moradores do Núcleo 16, desde o dia 27 de novembro de 2015, recebeu das mãos do Secretário Municipal de Esporte e Lazer-SEMJEL, o Termo de Autorização de Uso do espaço físico sob Nº 010/2015 para atender única e exclusivamente as atividades sociais da referida Associação, a qual não tem autorização legal e nenhum documento com segurança jurídica para conceder ou alugar o Complexo Esportivo do Chapéu de Zinco do Núcleo 16 a terceiro foi o que aconteceu neste domingo.
O Portal Gazeta Do Amazonas solicita a prefeitura municipal de Manaus, na pessoa do prefeito Arthur Virgílio Neto, que autorize imediatamente a retomada do Complexo Esportivo do Chapéu de Zinco do Núcleo 16 para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-SEMJEL. Para evitar que o espaço público do Chapéu de Zinco seja transformado em lugar de terrorismo social, violência e chacina.
Até o fechamento desta matéria não havia informações sobre vítimas fatais.
IMAGENS FORTES DOS POLICIAIS LINCHADOS NO NÚCLEO 16 NA FESTA DA TORCIDA ORGANIZADA DO PAYSANDU
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )
Fotos: Redação do Portal Gazeta Do Amazonas