Alessandra Campêlo comenta Programa Amazônia Conectada: “Vamos sair do isolamento tecnológico”

16 de julho de 2015 22:49

Deputada Alessandra no Programa Amazônia Conectada - foto 3 - by Jimmy ChristianA deputada estadual Alessandra Campêlo (PCdoB) participou da solenidade de lançamento do Programa Amazônia Conectada nesta quinta-feira, 16 de julho, no Comando Militar da Amazônia (CMA), na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. “O Programa Amazônia Conectada vai tirar do isolamento tecnológico os moradores das regiões mais distantes da nossa região. A meta desse projeto é levar internet de alta qualidade para 52 municípios do Estado nos próximos três anos”, comemorou a parlamentar.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa é uma parceria entre o Exército Brasileiro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Companhia de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e empresas privadas.

O investimento é de R$ 500 milhões e prevê a instalação de 7,5 mil quilômetros de cabos de fibra ótica nos leitos dos rios para interligar as cidades amazonenses à rede mundial de computadores. De acordo com o Governo do Estado, serão criadas cinco “infovias” que chegarão aos municípios da calha dos rios Negro, Solimões, Purus, Juruá e Madeira.

O objetivo inicial é levar internet para organizações militares, instituições de educação e pesquisa, órgãos públicos estaduais e para o atendimento à população do interior do Amazonas.

A solenidade de lançamento contou com a presença de autoridades militares e civis, entre eles o comandante do CMA, general Theófilo Oliveira, o governador José Melo, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o ministro da Defesa, Jaques Wagner, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e o titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Eron Bezerra.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Jimmy Christian

Tags: