Associação de Jornalista de Internet do Amazonas? E qual o papel do Sindicato?
Durante estes três últimos dias andei recebendo ligações de amigos jornalistas que me parabenizaram pela iniciativa de estar participando de um evento denominado como “Encontro de jornalistas de Internet do Amazonas”, que também teve a finalidade estreitar laços para fundar uma “Associação dos Jornalistas”, pois meu nome, foi divulgado em releases do evento, e respondi todas às vezes a eles, que não estava sabendo de nenhum encontro jornalístico e muito menos estaria envolvido no tal encontro, pois não recebi nenhum convite e nenhuma ligação dos organizadores para o evento, apesar de conhecer pessoalmente alguns deles.
Todos sabemos que vivemos em um Pais livre para a liberdade de expressão, e que a nossa Carta Magda ampara todos os movimentos em prol da criação de entidades representativas de classe, e gostaria de deixar bem claro, que sou totalmente a favor de toda e qualquer regulamentação de classe. Mas, uma pergunta não quer calar até agora, se já temos em nosso Estado, uma entidade regulamentada desde agosto de 1957, para representar os jornalistas, como é o caso do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM), pra quê, mais uma entidade?
Conforme o Estatuto do SJPAM, com base territorial em todo o Estado do Amazonas, o sindicato, é uma entidade sem fins lucrativos, constituída com a finalidade de representação legal dos interesses e das reivindicações da categoria profissional; para defesa da liberdade de pensamento e expressão; da livre associação; dos princípios contidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem; do fortalecimento das instituições democráticas e da soberania do povo brasileiro. Ficou claro?
Antes de me graduar na universidade como jornalista, eu já era músico profissional e cheguei a exercer a função de Diretor Social no Sindicato dos Músicos do Estado do Amazonas (SINDMAM), no período de 2010 a 2012, e lá, junto aos artistas, pude ver e sentir de perto, uma rivalidade entre o sindicato e a Ordem dos Músicos do Brasil, logo, percebi que isso poderia durar uma eternidade, e resolvi dar um tempo.
Para finalizar, também gostaria de destacar que componho a atual chapa de diretores do SJPAM eleita no inicio deste ano, e acredito piamente na representatividade da mesma, que busca de melhorias e trazer novas conquistas aos jornalistas do Amazonas. Se um dia deixar de acreditar, tenho absoluta certeza que também darei mais “um tempo”.
Saudações jornalísticas a todos!
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )
Foto: Divulgação