Com recorde de inscrições, Breves Cenas de Teatro anuncia selecionados
MANAUS – O Breves Cenas de Teatro bateu o recorde de inscrições dos últimos sete anos. O festival de cenas curtas selecionou 12 montagens para a programação que será realizada de 25 a 29 de novembro, no Teatro Amazonas.
No total foram 91 cenas inscritas, de todas as regiões do País. “É a maior quantidade de inscritos na história do festival. Número altamente expressivo que reflete o alcance do projeto, e a credibilidade que temos na cena teatral brasileira”, ressalta o diretor do evento, Dyego Monnzaho.
O Rio de Janeiro é o estado que mais aprovou montagens para o festival, um total de cinco cenas, seguido de São Paulo que terá três concorrentes. “A cada ano a qualidade artística e técnica dos candidatos surpreende a banda julgadora. Isso é bom para o público que cada vez mais poderá conferir cenas de alto nível”, reforçou Monnzaho.
As cenas que entrarão em competição no 7º Breves Cenas de Teatro são: “Cena do Índio”, de Andreia Duarte (SP); “ Desgraça Alheia”, da Companhia Dupla(SP); “Estudo para pequenos mistérios”, de Em La Barca Jornadas Teatrais (RJ); “Frágil”, de Maru Rivera(MG); “Le Sollo Palhaço”, da Cia. de Teatro Língua de Trapo (AM); “Maparipiaspas”, da Creche na Coxia (RJ); “O incrível menino preso na fotografia”, da Mataveri Cultural (PR); “Na boca do lixo”, da Cia. Talagada (SP); “Não conte comigo para proliferar mentiras, de Igor Leal (MG); “O coma”, do Grupo Teatral Loucatores (RJ); “O Pato”, de Núcleo Croata de Teatro (RJ) e “O povo, o Rei e o Bufão do Rei, da Multifoco Companhia de Teatro (RJ).
Além das 12 cenas que estão na programação oficial, outras cinco foram classificadas como suplentes. Caso haja algum imprevisto com as selecionadas, as suplentes são convocadas para o festival. O resultado pode ser conferido no site www.brevescenas.com.br bem como outras informações.
Formato
Único evento do gênero na Região Norte, o Breves Cenas de Teatro é considerado pela crítica especializada como um dos maiores festivais de cenas curtas do País.
O formato tem espetáculos de cenas curtas, com no mínimo de quatro 4 minutos e um segundo e, no máximo, de 15 minutos e um segundo, além dos mais variados gêneros teatrais, é sucesso de público. Nos últimos seis anos, mais de 60 mil pessoas participaram da programação do Breves Cenas. Além da mostra competitiva, há atividades pedagógicas, como o debate das cenas com os jurados e outras atrações para a plateia nos intervalos das apresentações.
O Breves Cenas já foi citado pela revista “TAM nas Nuvens”, como o melhor festival de teatro do Norte do País, e pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) como um dos melhores eventos direcionados a artes cênicas no País. O 7º Festival Breves Cenas é realizado pela H Produções, com patrocínio, via edital de cultura, da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
SELECIONADOS:
Por ordem alfabética
CENA DO ÍNDIO / SP
Andreia Duarte
DESGRAÇA ALHEIA / SP
Companhia Dupla
ESTUDO PARA PEQUENOS MISTÉRIOS / RJ
Em La Barca Jornadas Teatrais
FRÁGIL / MG
Maru Rivera
LE SOLLO PALHAÇO / AM
Cia de Teatro Língua de Trapo
MAPARIPIASPAS / RJ
Creche na Coxia
O INCRÍVEL MENINO PRESO NA FOTOGRAFIA / PR
Mataveri Cultural
NA BOCA DO LIXO / SP
Cia Talagada
NÃO CONTE COMIGO PARA PROLIFERAR MENTIRAS / MG
Igor Leal
O COMA / RJ
Grupo Teatral Loucatores
O PATO / RJ
Núcleo Croata de Teatro
O POVO, O REI E O BUFÃO DO REI / RJ
Multifoco Companhia de Teatro
SUPLENTES
Por ordem de classificação:
NÓS EXISTIMOS / PR
Cia Projétil de Teatro
PALAVRAS EM UMA NOITE DE FÚRIA / SP
Viviane Palandi
OLHOS DE CAFÉ QUENTE – FRAGMENTO / PE
Cia N’útero de Criação
EU SOU UM GATO / PE
Sangre Mamute de Produções Artísticas / Cicuta Sem Estricnina
A JAULA / AM
Leonel Worton
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )
Fotos: Divulgação