Curso sobre “Controle da Administração Pública” atrai 228 servidores públicos, em Manaus

20 de setembro de 2015 18:18

SONY DSC

Com o tema “Controle da Administração Pública”, a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE-AM) promoveu, na quinta-feira, 17 de setembro, o 4º módulo do Ciclo de Estudos de Direto Administrativo e Financeiro. O módulo teve como objetivo oferecer aos 228 participantes as principais informações sobre o tema, os aspectos polêmicos e questões pertinentes.

As palestras foram ministradas pelas procuradoras do Ministério Público de Contas, Evelyn Freire de Carvalho e Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, e pelo coordenador-geral da ECP, conselheiro Érico Desterro, que abordaram, respectivamente, questões sobre o controle interno, controle externo e controle judicial.

De acordo com o conselheiro Érico Desterro, “O Controle da Administração Pública é algo que tem tudo a ver com o Tribunal de Contas, dentre eles estão controle interno, controle externo que são a ênfase, sob o ponto de vista financeiro, orçamentário e operacional e por fim o controle judiciário”.

A primeira palestrante, a procuradora Evelyn Carvalho, destacou a importância de um controle interno eficiente e eficaz que consiga funcionar junto ao atendimento dos resultados e atingindo as políticas públicas perante a sociedade para uma gestão pública boa e eficaz. Abordando que é necessário para isso, não apenas implantação do controle interno, mas a metodologia e estruturação, parte de pessoal, enfim, um apanhado geral.

Enquanto isso, em um segundo momento, a procuradora Fernanda Cantanhede enfatizou o trabalho do Tribunal de Contas no controle externo e na missão de fiscalização dos gastos públicos.

O tema reuniu no auditório da corte de Contas servidores públicos do TCE, de órgãos da administração direta e indireta do governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, além de prefeituras e câmaras do interior.

O 5º módulo do Ciclo de Estudos em Direito Administrativo e Financeiro — “Princípios do Direito Financeiro” — acontecerá no próximo dia 13 de outubro, também no auditório do TCE.

Reportagem, Thaty Lustosa/TCE-AM

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Depto. de Comunicação do TCE-AM