Dia do Químico destaca a importância da ciência

17/06/2020 11:14

Por Portal Gazeta do Amazonas

MANAUS – Nesta quinta-feira (18/6) comemora-se o Dia do Químico, profissional cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, responsável por desenvolver estudos nas alterações e transformações no solo, ar, água, poluentes, minerais e metais. Na pandemia de coronavírus, o químico tem se destacado entre os profissionais que vêm atuado em pesquisas de vacinas, medicamentos e aproximando a ciência da sociedade.

Segundo a química e professora do Centro Universitário Fametro, Ellen Cristina da Silva, o mercado oferece um vasto campo de atuação para o profissional. “Aqui na instituição, oferecemos a Licenciatura em Química e, diferente do que muita gente pensa, além de poder trabalhar na área pedagógica, o profissional também pode atuar em indústrias e laboratórios de pequeno a médio porte, além da pesquisa científica”, informou.

Com duração de quatro anos, o curso oferece aos alunos desde as técnicas de utilização de laboratórios, até formas usar a experimentação em química como recurso didático. “Com professores altamente capacitados, com mestrado e doutorado, disciplinas pedagógicas, aulas práticas desde o primeiro período e estágio, o aluno já chega ao mercado com boa bagagem e vivência da rotina de um profissional”, aponta a professora da Fametro.

Ellen revela que, na Fametro, há diversos alunos que atuam na área de qualidade e que, em busca melhores salários, estão investindo no curso de Licenciatura em Química, porque assim podem conquistar uma vaga de chefe de laboratório, por exemplo. “Há ainda aqueles que estão aguardando concurso público na área de perito criminal, com formação em química”, comenta.

Para ser um bom químico, a especialista ressalta que é essencial que o profissional procure estar constantemente capacitando-se, participando de eventos e exercitando o network. Também é necessário ficar atento sobre as novas descobertas científicas e inovações tecnológicas que surgem o todo tempo.

Com informações: Margareth Queiroz|Três Comunicação e Marketing

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Divulgação