EDUCAÇÃO: Alunos do IFAM retornam de intercâmbio em Portugal

26 de fevereiro de 2016 15:10
Alunos e professores do IFAM durante relato de experiência

Após temporada de seis meses de estudos no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) retornaram neste mês a Manaus para multiplicar os conhecimentos e experiências adquiridos em terras portuguesas. Os estudantes cursam graduação em Medicina Veterinária e Engenharia Civil, nos campi Manaus Zona Leste (CMZL) e Manaus Centro (CMC).

Na tarde de quinta-feira (25/02), o grupo esteve no prédio da Reitoria para apresentar um relato de experiência, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais do Instituto. Foi a primeira vez que um grupo de estudantes de graduação do IFAM realizou mobilidade acadêmica internacional através de um programa institucional próprio – IFAM Internacional.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, A experiência é enriquecedora tanto para os estudantes quanto para o Instituto. “Essa apresentação mostra que o programa deu certo. É importante que esses alunos pioneiros no programa palestrem para outros alunos do IFAM para incentivar e mostrar que essa experiência abre horizontes.”
A mãe da estudante Bábara, Sandra Migueis, agradeceu o Instituto pela oportunidade. “Não sei se sem essa oportunidade poderíamos mandar Bárbara para um intercâmbio, agradeço muito ao Instituto e considero minha filha muito privilegiada por essa experiência, que é um diferencial e muito almejada pelos estudantes.”
Vivências e trocas de conhecimento
Aluna do 5º período do curso de Medicina Veterinária, Kelly Regina de Souza Couto, destacou o a estrutura física e o apoio recebido pelos professores do instituto português. “Sempre quando precisávamos de algo, o setor de Relações Internacionais procurou nos auxiliar para facilitar o nosso convívio na instituição. Outro ponto importante foi a troca de conhecimento em sala de aula, principalmente em relação a professor e aluno, além do uso de tecnologias e laboratórios equipados”.

Para o aluno de Engenharia Civil, Lucca Fernando, a experiência de vivenciar a realidade do seu curso em outro país e fazer amizades com pessoas de todo o mundo foi o grande diferencial. “Algumas normas são diferentes do Brasil, tive a oportunidade de aprender mais, além disso, algumas aulas eram ministradas em Português e Inglês simultaneamente e pude aprimorar mais esse idioma e estudar com pessoas de países como Polônia e Lituânia.”

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Reprodução/Divulgação