“Nenhum governo tem a capacidade de controlar as mensagens na Internet para prevenir atentados terroristas”, diz Obama

18 de dezembro de 2015 17:18

7dez2015---presidente-dos-estados-unidos-barack-obama-faz-discurso-a-nacao-do-salao-oval-da-casa-branca-na-noite-deste-domingo-6-1449453895261_956x500Washington – O presidente dos EUA, Barack Obama, apelou nesta sexta-feira(18) para buscar “equilíbrio” entre a segurança e privacidade na luta contra o terrorismo, salientando que nenhum governo tem a capacidade de rastrear mensagens para cada pessoa na internet para evitar um ataque.

Em uma conferência de imprensa para fazer um balanço do ano, Obama também disse que é “muito difícil” para detectar “lobos solitários” como os atacantes de San Bernardino (Califórnia), dois grupo jihadista chamados seguidores do Estado Islâmico (EI) mortos 02 de dezembro passado naquela localidade 14 pessoas.

Um dos alegados autores do massacre, o jovem paquistanês Tashfeen Malik, obteve um visto para entrar os EUA embora ele tinha publicado em redes sociais de mensagens de propaganda terrorista, segundo a pesquisa.

Obama também reiterou que o presidente sírio, Bashar al-Assad deve deixar o cargo para a cessação da guerra civil no país e assegurou que ele manter no poder tornar os EUA ainda mais um alvo do terrorismo jihadista.

“Não diga nada para um líder autoritário que mata seus próprios cidadãos é contrário aos nossos interesses e estamos neste momento. Isso nos faria um alvo”, disse Obama hoje na Casa Branca, em um equilíbrio conferência de imprensa o ano antes de iniciar suas férias de Natal.

“Assad terá que ir para o fim da sangria no país e todas as partes continuar em frente com uma maneira não-sectária. Ele perdeu a sua legitimidade aos olhos da maior parte do país”, disse o presidente dos EUA.

 

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Divulgação/Saul Loeb/AP