Nova iluminação pública em LED muda a vida de moradores do interior do Amazonas

2 de agosto de 2022 10:49

Por Portal Gazeta do Amazonas

Vista aérea da cidade de Parintins, no Amazonas.

MANAUS – Com mais de um mês desde a implantação das novas luminárias de LED no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, a população relata a retomada de hábitos antigos, durante o período noturno. Apesar de simples, costumes como caminhar à noite, conversar na calçada e abrir o comércio até mais tarde, tornaram-se mais rotineiros e são comemorados pelos parintinenses.
Francisca Gato, 63 anos, moradora do bairro Santa Rita, conta que, como toda a região está mais iluminada durante à noite, o hábito de conversar com amigos e vizinhos na porta de casa, agora não tem mais hora para acontecer. “À noite, a cidade fica muito mais bonita. A gente agora consegue ficar na frente das nossas casas, porque já tem iluminação”, afirma.
Proprietária de loja, a empreendedora Kariane Muniz, 30 anos, também destaca que houve uma transformação no dia a dia da cidade, após a modernização da iluminação pública.  “Melhorou um bocado, porque as ruas eram bem escuras, a iluminação ficou muito boa. Em questão de segurança pública, melhorou bastante. A gente consegue caminhar, andar por aí com mais tranquilidade”, ressalta.
Desde maio, quando começou a e ser executado, o Ilumina+ Amazonas  chegou à área urbana de 11 municípios e a três em comunidades rurais. O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas que, em Parintins, substituiu 5.848 pontos de iluminação entre os dias 11 de maio e 15 de junho.
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo explica que onde a iluminação pública era feita por meio de luminárias a vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio, houve a modernização, com a colocação das luminárias de LED, que são mais eficientes e, portanto, mais econômicas em diversos aspectos. “O LED possibilita a elevação da vida útil do parque de iluminação e garante menos intervenções pela Prefeitura, além de ajudar a preservar o meio ambiente com a retirada de equipamentos a base mercúrio”, frisou.
 
Vila Amazônia – Em junho, houve a inauguração, pelo Governo do Amazonas, do novo sistema de iluminação pública com a tecnologia de LED na Vila Amazônia, em Parintins. Nessa área, foram implementadas 620 luminárias, que contemplam toda comunidade, localizada na zona rural.
Ampliação – O Ilumina+ Amazonas segue em ritmo avançado e já alcançou 37% de execução com 22,3 mil luminárias instaladas das 59,5 mil planejadas até o fim de 2022. Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados ainda este ano.
A iluminação pública já foi modernizada em Tefé, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Urucurituba, Autazes e Boa Vista do Ramos. Além de Itacoatiara, os trabalhos estão em pleno avanço em Rio Preto da Eva. As cidades de Humaitá, e Presidente Figueiredo também serão beneficiadas em agosto, assim como Manicoré (Santo Antônio do Matupi) e Presidente Figueiredo também serão beneficiadas.

 

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Caio de Biasi