Alessandra Campêlo propõe audiência pública para debater paralisação dos projetos esportivos no estado
A paralisação dos projetos e programas esportivos em âmbito estadual e municipal será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas no dia 22 de abril, às 10h, no auditório Cônego Azevedo. A proposta foi apresentada pela deputada estadual Alessandra Campêlo (PCdoB) durante a sessão plenária desta quinta-feira, 16.
“Não se paga Bolsa-Atleta Municipal há alguns meses e o Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Vila Olímpica não paga os técnicos, ao contrário, demitiu os profissionais. Eu acho contraditório trazer os jogos de futebol das Olimpíadas para Manaus e não ter condições de pagar um técnico que treina atletas que dedicaram uma vida inteira ao esporte e que têm hoje o sonho de levar o nome do Estado para as Olimpíadas do Rio em 2016”.
Na tribuna, a deputada pediu e garantiu o apoio do deputado estadual José Ricardo Wendling (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa. Ela também solicitou apoio da Comissão de Esporte e Lazer da Casa.
PARALISADOS
Em âmbito estadual, o Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) está funcionando parcialmente, assim como os Centros de Convivência da Família. Ainda sob a responsabilidade do Governo, o Vidativa (Pessoas Idosas), o Galera Nota 10, o Jovem Cidadão e o Bom de Bola estão totalmente paralisados. A Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) explica que os mesmos serão incorporados pelo programa “Todos pela Vida”.
Na esfera municipal, a reclamação da comunidade esportiva é sobre o corte no pagamento da Bolsa-Atleta desde o início deste ano. Criado na gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes, o programa beneficiava 56 atletas e paratletas de alto rendimento com um auxílio mensal de R$ 4 mil. Sem a ajuda oficial, atletas e paratletas com chances de classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016 estão desistindo das competições e abandonando o esporte.
Além dos problemas em questão, a audiência pública idealizada por Alessandra e José Ricardo vai propor a necessidade de ampliação de políticas públicas para o Esporte, o Lazer e a Juventude do Amazonas.
Com informações: Assessoria de Comunicação – Deputada Alessandra Campêlo
Foto: Jimmy Christian
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Portal Gazeta Do Amazonas’